26 de abr. de 2012

Aguinaldo Silva se retrata após comentário sobre a participação de Ivete Sangalo em Gabriela

Esta semana o autor de novelas Aguinaldo Silva usou seu Twitter para alfinetar a participação de Ivete Sangalo em Gabriela, confira notícia clicando aqui . Mas voltou a falar sobre o assunto hoje, usou seu blog para retratar os comentários feitos e dizer que foi infeliz ao fazê-los. Leia :

Eu sei, não é preciso que me digam, mea culpa: fui infeliz no comentário feito no twitter sobre a futura performance de Ivete Sangalo como Maria Machadão em “Gabriela” (na foto acima). Mas senhores do júri, antes de me condenarem à fogueira, por favor, me ouçam, que eu tenho um atenuante… Morro de ciúmes da Maria Machadão de Eloisa Mafalda (na foto abaixo); e se tivesse de selecionar dez performances inesquecíveis em telenovelas nos últimos 37 anos, esta certamente estaria na lista.

Na época de “Gabriela” eu trabalhava à noite, e assim não via televisão, e menos ainda telenovelas. Mas “Gabriela”, fã de Jorge Amado que era, vi o que pude numa televisão instalada num jirau da redação de O Globo onde então ficava o segundo caderno, e onde reinava outra figura inesquecível da minha vida, o jornalista Carlos Menezes. Todos os dias, às dez da noite, eu anunciava: “vou fazer um lanche!” E corria pro jirau, ligava a televisão baixinho e ficava esperando que aquele desfile de super-atores culminasse com a aparição diária de Mafalda e suas sobrancelhas que pareciam perguntar aos que a viam: “que droga de mundo é esse?”

Mafalda era uma atriz e peras. Tive a honra de trabalhar com ela várias vezes – uma num telefilme chamado “A Vida Começa aos 50” em que ela contracenava com Lima Duarte (era uma história romântica!), outra, em “Pedra Sobre Pedra”, na qual ela fez Gioconda Pontes, uma das minhas vilãs inesquecíveis (pelo menos pra mim)… Sem falar em “Roque Santeiro”, na qual ela viveu outra personagem icônica, a dona Pombinha. Paulo Ubiratan, o maior de todos os diretores de novelas, sempre me dizia: “na dúvida chama Lima Duarte”. O que ele não dizia, mas tenho certeza que pensava, era: “e se ainda restar alguma dúvida chama Eloísa Mafalda”.

Essa grande atriz, que deixou a televisão, mas faz muita falta, fez de Maria Machadão, na minha modestíssima opinião, uma personagem capaz de passar a humanidade inteira com um simples alçar de suas sobrancelhas. Sua performance foi maior que a vida… E por isso, só por isso (mil perdões Ivete!), é que este seu fã ardoroso gostaria que Maria Machadão fosse sempre ela.

Mas como eu mesmo digo aqui, o mundo gira e a carruagem anda. E assim uma nova versão de “Gabriela” daqui a pouco irá ao ar. Pra quem se lembra da primeira, como eu, comparar será inevitável… Mas não será justo. Aquela “Gabriela” foi a melhor possível do seu tempo… E pra televisão, que tempos de ouro eram aqueles, meu Deus!

Mas agora os tempos são outros. Assim, eu venho aqui, muito humildemente, retirar o que disse sobre Ivete, ainda mais depois de constatar, olhando sua foto lá em cima, o quanto ela ficou linda como Maria Machadão… Tão linda que, de todas as mulheres do Bataclan, seria a mais requisitada se “Gabriela” fosse a vida real e não uma novela.

Redação Ivete Mania Club

Nenhum comentário:

Postar um comentário