A Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) plantou 750 mudas no Engenho Central, a título de recomposição arbórea do local, que, em fevereiro deste ano, foi castigado pelas fortes chuvas, que obrigaram o cancelamento do show da cantora Ivete Sangalo, devido aos eucaliptos que caíram com a força dos ventos. Na ocasião, a Sedema retirou 30 árvores do local, sendo 29 eucaliptos e uma falsa canela. O início do reflorestamento é parte do plano de arborização – Piracicaba Mais Verde – da cidade.
Como explicou o engenheiro agrônomo Carlos Ambrosano, do Controle Ambiental da Sedema, foram escolhidas espécies nativas regionais adaptadas à sombra para o adensamento do bosque, além de outras que são adequadas para situações de encharcamento. Nas margens do rio, foram plantadas mudas de paineiras, ingás, sabão de soldado, sangradáguas, mamicas de porca e tamborils, enquanto que, no bosque, florescerão jequitibás, cedros, jatobás, ipês (branco, roxo e amarelo), peroba, entre outras.
“Muitas são árvores exóticas, e a Sedema não tinha a obrigação de fazer levantamento como o realizado no Mirante. Fizemos para dar exemplo, mesmo”, disse o secretário da pasta, Rogério Vidal. No entanto, tanto ele como Ambrosano explicam que, como a área do Engenho Central é muito maior que a do Mirante, ainda é preciso estabelecer diretrizes para este tipo de senso georeferenciado.
Vidal também comentou sobre o Piracicaba Mais Verde, que desde 2005 já plantou 543 mil mudas na cidade. “Os próximos plantios serão nos bairros Santa Olímpia e Santana, no segundo semestre de 2011”. O secretário ainda revelou que a Sedema realizará um estudo do Nova Piracicaba, “onde 80% das árvores são antigas, como as do Engenho, e estão caindo”. Outros projetos em andamento são o Pacto Verde, que consiste em plantar árvores bem formadas, grandes, e o Paisagismo de Avenidas, sendo que o primeiro local a ser implantado é na Antonio Mendes de Barros, no bairro São Jorge.
Redação Ivete Mania Club
Informações Tribuna TP
Nenhum comentário:
Postar um comentário